Higiene Bucal

A Organização Mundial de Saúde aponta a cárie como a doença não contagiosa mais comum no mundo. Porém esse quadro pode ser revertido com praticas simples, tendo em vista que  a boa higiene oral ainda é a melhor maneira para previnir doenças bucais como cárie e periodontite.  Portanto, a seguir,  serão apontadas algumas dicas fundamentais para manter uma boa higiene oral e uma boca mais saudável.


A ESCOVA

Começando pelo principal, é importante que ela tenha cerdas macias e a cabeça pequena. Dessa forma, poderá alcançar mais regiões e não irá machucar. É válido lembras que a escovas deve ser substituída quando suas cerdas começarem a deformar ou ficarem desalinhadas.


FIO DENTAL

O fio dental é uma ferramenta necessária para garantir uma limpeza completa. Ele pode alcançar regiões onde a escova não consegue, sendo recomendado o seu uso pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente na escovação realizada à noite antes de dormir.  O mesmo deve ser usado de forma suave e delicada.

Um ponto que é extremamente importante ser destacado é que, ainda que haja sangramento no momento do uso correto (sem força) do fio dental, sua utilização deve continuar. Esse sangramento, normalmente é resultado de alguma inflamação que a gengiva ja esteja passando devido ao acúmulo de alimentos na região. Caso o uso correto seja mantido, é comum que esse sangramento pare de ocorrer na escovação em algumas semanas.


A ESCOVAÇÃO

Apesar de comumente se estabelecer uma quantidade de três escovações por dia como sendo o ideal, esse número é subjetivo.  O adequado é que a escovação seja realizada aproximadamente 30 minutos após cada refeição (tempo médio que o corpo leva para equilibrar o pH da boca).

A escovação também não deve ser realizada com força. É importante que o movimento seja suave e constante para remover bem qualquer resíduo de alimento.


ENXAGUANTE BUCAL

O uso diário do enxaguante bucal não é recomendado. Ele não deve ser utilizado como uma finalização para uma escovação completa. O uso constante do mesmo pode desestabilizar o equilíbrio da microbiota (flora) bucal, necessário para a nossa saúde.


PALITO DE DENTE

O palito de dente não é uma ferramenta que deve ser usada para a higienização da boca. Além de não remover completamente os alimentos, também pode machucar a gengiva.  O uso do mesmo deve ser substituído pelo fio dental.





CAIO ALBUQUERQUE - Estudante de odontologia