Apesar de, em geral, se tratarem de cirurgias simples, é importante que o paciente tome alguns cuidados para diminuir o desconforto nessa fase e evitar qualquer situação adversa. É válido ressaltar que a recuperação pode variar de acordo com cada paciente e a complexidade do procedimento realizado.
O QUE NORMALMENTE PODE OCORRER
Nos três primeiros dias, é comum apresentar dor leve ou moderada no local. Porém, a dor deve ser sanada com o uso do analgésico prescrito pelo dentista.
É normal que ocorra edema (inchaço) facial, principalmente em extrações de terceiros molares (dente siso). Esse inchaço diminuirá naturalmente com o passar dos dias.
É possível que haja sangramento nos primeiros dias. Em geral, são controlados com a compressão de gaze por alguns minutos no local. Caso o sangramento seja excessivo e incontrolável, o profissional deve ser comunicado.
Dependendo da complexidade do procedimento, pode ocorrer parestesia (dormência) na região dos lábios e da língua. Caso ocorra, é importante comunicar o profissional.
ALGUNS CUIDADOS GERAIS
Atividades físicas devem ficar suspensas nos primeiros dias até segunda orientação do dentista.
É importante parar de fumar e ingerir bebidas alcoólicas nesse período.
Deve-se evitar abaixar a cabeça quando não for necessário. Inclusive, recomenda-se o uso de dois travesseiros sobrepostos quando for dormir.
O paciente pode escovar os dentes normalmente, mas deve ter cuidado com o local da cirurgia para não machucar com a escova.
Ao escovar os dentes, o paciente não deve fazer bochechos. O ideal é que a água seja colocada na boca e, inclinando levemente a cabeça para frente, deixe que a mesma escoe.
Nos três primeiros dias, é importante que o paciente não ingira alimentos sólidos ou quentes. O ideal é que a alimentação seja liquida ou pastosa e com temperaturas entre o natural e frias.
SUGESTÃO DE ALIMENTAÇÃO
Para a alimentação não ficar limitada exclusivamente à ingestão de sorvetes (como de costume) seguiremos uma dieta com mais opções. É válido lembrar que cada paciente deve observar suas restrições alimentares e não consumir nada que comumente ja não lhe fosse recomendado.
DESJEJUM:
Batida de morango (leite gelado batido com morango)
Suco verde (rúcula, água de coco, cenoura e mamão);
Vitamina de Mamão / Abacate / Banana;
Suco de laranja com Beterraba;
ALMOÇO E JANTAR:
Caldo de feijão com batata doce (liquidificado);
Sopa de legumes com peito de frango (liquidificado);
Creme de carne;
Creme de legumes;
Purê de abóbora;
Purê de batata com carne moída (liquidificado);
Arroz de leite;
LANCHE:
Água de coco;
Picolé;
Suco de fruta;
Acaí;
Frutas macias ou amassadas (mamão, banana, abacate ou melancia);
CEIA:
Iogurte;
Chá gelado;
Sorvete;
CAIO ALBUQUERQUE